Você está em Home
29/09/2020
Segurança da informação: como garantir na sua empresa

Garantir a segurança da informação tem sido uma prioridade para a TI dentro das empresas, exigindo uma atenção cada vez maior. Isso acontece porque esse setor é o responsável por uma das etapas mais importantes da estratégia de um negócio: o tratamento de dados.

Essas informações formam o ativo mais valioso para uma organização, pois através delas é possível estudar o mercado, seus clientes e concorrentes, tomando decisões mais assertivas e definindo quais ações são mais vantajosas para a gestão.

Quer entender melhor o papel da segurança da informação e conferir dicas de como garanti-la? Então acompanhe este artigo até o final!

O que é a segurança da informação?

As empresas modernas são movidas pela informação. A propriedade intelectual de um negócio (ou seja, seus conhecimentos, práticas e tecnologias) é o que lhe confere vantagem competitiva, o que o torna diferente de tantos outros empreendimentos do mercado.

Toda empresa tem segredos que tornam seu produto ou serviço diferenciado e que, naturalmente, não devem ser divulgados. Por outro lado, fica cada vez mais difícil garantir que pessoas indesejadas não tenham acesso a essas informações sigilosas. 

Os hackers e ataques cibernéticos estão acompanhando a evolução tecnológica, driblando as estratégias de proteção e causando prejuízos e escândalos para empresários. Só em 2018, por exemplo, dezenas de empresas estiveram envolvidas em polêmicas de vazamento de dados, e entre elas estavam gigantes como Google e Facebook. 

Além de prejudicarem as organizações, os clientes delas também são afetados, o que constitui um problema muito sério não só para o cenário corporativo, mas para a sociedade de forma geral.

Resumidamente, a segurança da informação é responsável por criar mecanismos de proteção para os dados da empresa. Adotando medidas preventivas e realizando testes constantes, é possível identificar possíveis brechas e aprimorar o sistema antes que as informações sigilosas caiam nas mãos erradas. Os três princípios básicos que orientam esse tipo de metodologia são:

  • Confidencialidade: esse princípio estabelece que acesso aos dados deve ser controlado e restrito aos colaboradores autorizados;
  • Integridade: deve haver um controle para que as informações da empresa não sejam modificadas de forma alguma, nem por pessoas mal intencionadas, nem por acidentes provocados por colaboradores em momentos de distração;
  • Disponibilidade: as informações devem estar disponíveis para serem acessadas pelas pessoas autorizadas em tempo integral, permitindo que sejam consultadas em momentos decisivos para o negócio.

Por que garantir a segurança da informação?

Como vimos, os escândalos de vazamento e roubo de dados prejudicam até mesmo empresas grandes. Dependendo do teor das informações perdidas, os impactos para a estratégia do negócio podem ser profundos, sem falar na imagem da organização, que fica seriamente afetada.

Além disso, a Lei Geral de Proteção de Dados foi aprovada no Brasil em 2018 e suas sanções estão previstas para serem aplicadas já em 2021. Na prática, essa nova legislação estabelece que as empresas serão responsabilizadas pelo uso indevido de dados sensíveis de terceiros, tendo que arcar com multas de valores altos caso eles sejam expostos. 

Em outras palavras, a proteção de dados é um assunto muito sério e que não pode ser deixado para depois. 

Como garantir a segurança da informação?

Existem boas práticas que, mesmo sendo aparentemente simples, contribuem diretamente para uma gestão de riscos mais eficiente quando se trata da proteção de dados.

Algumas das principais delas e em que empresas de todos os portes e segmentos devem investir, são:

Priorize os dados

O volume de dados importantes para uma empresa pode ser alto. Naturalmente, alguns deles serão mais importantes que outros e ter essa clareza também faz parte de uma estratégia de segurança da informação.

Colocando de outra forma, dados mais sensíveis e que são mais valiosos podem ter uma restrição de acesso maior do que os demais. O ideal é associar isso a uma forte política de senhas, que devem ser frequentemente atualizadas. 

Fazer esse nivelamento é importante para ajustar a política de proteção, pensando que diante de uma invasão ou falha do sistema, há informações importantes que poderão ser salvas a tempo.

Mantenha a infraestrutura atualizada

Softwares, programas de antivírus e máquinas desatualizados configuram pontos fracos e propensos à invasão de hackers e ransomwares, por exemplo. Essa pode parecer uma medida simples e básica, mas que faz toda a diferença e muitas vezes acaba sendo deixada de lado dentro da rotina atribulada da TI.

Tenha um excelente sistema de backup

O backup ou cópia para restauração é um dos pontos centrais de uma política de segurança da informação. Mesmo diante de situações extremas, como exclusão acidental de arquivos ou bloqueio de todas as informações por ransomware, a empresa consegue superar os obstáculos sem grandes prejuízos.

A tecnologia cloud, ou seja, o backup em nuvem, é um dos sistemas mais recomendados atualmente, pois permite que a empresa opere sem depender e servidores físicos, que também estão sujeitos a riscos.

Treine os profissionais

Nem a política de segurança da informação mais elaborada funciona sem a conscientização de todos os colaboradores que diariamente estarão envolvidos com ela. 

É importante que esses profissionais entendam a importância de cuidar dessas informações, para que levam a sério as orientações dadas. A comunicação é a base para evitar acidentes e erros bobos que podem colocar todo o investimento a perder.

 

Essas dicas foram úteis para você? Não deixe de conferir também quais são os 3 principais problemas na gestão de TI de uma empresa.