A gestão de TI tem adquirido um papel cada vez mais importante dentro das empresas, pois suas atividades diárias já não se limitam à execução de tarefas meramente técnicas e operacionais.
O setor está adquirindo uma responsabilidade estratégica, o que significa que ele está diretamente ligado aos recursos financeiros e crescimento das organizações.
O uso inteligente dos recursos tecnológicos, principalmente no contexto da transformação digital, é o caminho para aprimorar produtos e serviços. A gestão de TI é a parceira ideal para o foco no core business do negócio, mas para isso ela precisa funcionar e mitigar problemas que impactam na sua performance.
Neste artigo, você entenderá melhor qual o papel da gestão de TI dentro de uma empresa, por quais demandas ela é responsável e quais os principais problemas que prejudicam a área. Quer saber se sua empresa está passando por algum deles? Então continue lendo!
A gestão de TI é, resumidamente, responsável por manter o fluxo de trabalho de uma empresa funcionando corretamente, além de executar estratégias e análises que contribuam para sua evolução no mercado.
A gestão dessa área inclui o monitoramento constante de todos os pilares da infraestrutura de TI, que são:
Os softwares são os equipamentos que executam um conjunto de ações necessárias para o funcionamento de uma empresa. São as aplicações, programas códigos e scripts que indicam o que as máquinas precisam fazer.
O trabalho da TI é desenvolver esses softwares de acordo com as necessidades do negócio, além de gerir suas atualizações e verificar suas condições de funcionamento.
O hardware corresponde aos equipamentos em si, sua parte física. Aqui estão as tarefas relacionadas à manutenção de processadores, placas de vídeo, monitores e outros periféricos.
Os dados são voltados para a área estratégica do setor, que coleta, armazena e utiliza as informações trafegadas visando benefícios competitivos para a empresa, sempre prezando pela segurança e eficiência.
Com a gestão de dados, é possível tomar decisões mais assertivas. Porém, esse trabalho envolve análises profundas e específicas, além da aplicação de diversas técnicas que impeçam que pessoas não autorizadas tenham acesso a eles.
Os serviços do setor de TI são responsáveis por integrar departamentos e fortalecer o relacionamento com o cliente, seja através de tecnologias de armazenamento e compartilhamento ou de sistemas operacionais, por exemplo.
Aqui fica o trabalho de instalação e configuração desses serviços nos equipamentos, garantindo que tudo esteja funcionando de acordo com os objetivos da organização.
A infraestrutura de redes é a parte responsável por conectar e fornecer suporte a todos os aparelhos da empresa. A qualidade e disponibilidade de conexão são as prioridades dos profissionais que atuam aqui.
Considerando que o setor de TI é complexo e envolve muitos processos importantes para o funcionamento de uma empresa, é preciso ter uma atenção ainda maior quanto aos problemas da rotina.
Mesmo pequenos detalhes podem provocar impactos consideráveis nos resultados e na performance, muitos deles que inclusive passam despercebidos pela gestão. Assim, observar os processos e identificar essas falhas é o caminho para uma TI mais eficiente.
Confira que problemas são esses:
A gestão de ativos nada mais é do que registrar e acompanhar o uso de todos os bens da empresa, físicos ou não. Estamos falando de servidores, computadores, celulares, chips, bancos de dados, licenças de softwares, entre outros.
Essa medida é o que garante a segurança, disponibilidade e bom funcionamento de todos os elementos da infraestrutura do negócio. Através desses registros, a gestão pode identificar com antecedência necessidades de atualizações, manutenções ou substituições.
Assim, a empresa só gasta com aquilo que ela realmente precisa, evitando imprevistos e prejuízos com componentes ociosos.
Toda a estrutura de TI demanda um monitoramento constante, com resultados em tempo real. A ausência de um sistema sobrecarrega os times, burocratiza a rotina e faz com que a empresa perca muito tempo com algo que poderia ser resolvido de forma ágil.
Atualmente já existem soluções em softwares especializados que otimizam esse processo, evitando que a empresa precise encarregar um colaborador de executar essas funções.
Utilizando ferramentas de monitoramento eficientes, as equipes têm fácil acesso aos dados e gestão da tecnologia, tudo de forma remota e rápida. Consequentemente, muitos problemas são resolvidos prontamente e de forma automática, o que garante a continuidade de processos.
A ausência de uma estratégia de backup coloca a empresa em grande risco. Dados críticos e essenciais podem se perder de maneira irreversível, por diversas razões.
Pensando nisso, o ideal é desenvolver uma estratégia completa, orientada por uma política de prevenção. É essencial criar rotinas de backup que utilizem fontes de recuperação modernas, sejam elas físicas ou na nuvem.
A execução de auditorias e testes também deve ser padrão, assegurando que as medidas aplicadas realmente estão protegendo a empresa em caso de algum imprevisto.
Essas dicas foram úteis para você? Conheça também as razões e soluções para baixa produtividade.