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23/09/2020
Baixa produtividade: quais são as razões e como resolver?

A baixa produtividade é um problema que afeta muitas empresas, por motivos que podem ser diversos. Os gestores buscam cada dia mais reverter esse quadro, pois equipes mais produtivas conseguem entregar resultados melhores utilizando menos recursos. Sem falar do tempo gasto com as tarefas, que também é otimizado.

Os prejuízos causados pela baixa produtividade são suficientes para acender uma alerta vermelho. Além de atrasos e queda dos padrões de qualidade de produtos e serviços, os danos financeiros e à imagem da empresa podem enfraquecer muito a sua atuação no mercado.

Vamos entender melhor que razões são essas? Neste artigo você poderá conferir também algumas sugestões estratégicas que têm funcionado no mercado, considerando como objetivo o aumento da capacidade produtiva de um negócio. 

Quais são as razões da baixa produtividade?

Como mencionamos antes, a explicação para a baixa produtividade pode vir de diferentes aspectos da empresa. É preciso estudar e estruturar bem a cultura organizacional, identificando os processos-chave que estão sendo afetados e de que forma isso está acontecendo.

Contudo, de maneira geral, podemos apontar algumas das principais causas. São elas:

Colaboradores desmotivados

Observe seus colaboradores. Se faltar engajamento entre eles e suas atividades, eles consequentemente não vão produzir como esperado. 

Nesse ponto, é preciso trabalhar junto ao RH e encontrar os motivos por trás dessa desmotivação, que podem ter relação com:

  • Insatisfação com o salário; 
  • Incompatibilidade de atividades e funções; 
  • Problemas pessoais; 
  • Distrações como redes sociais e conversas durante o expediente;
  • Desentendimento com os colegas.

Falta de organização

A organização dentro do ambiente de trabalho também interfere na produtividade. Mesas, objetos pastas e arquivos, quando bagunçados, acabam provocando um esgotamento nos colaboradores, além de um constante atraso nas entregas.

Quando não há um hábito de organizar os materiais de trabalho, é comum que todos acabem perdendo muito tempo procurando informações, estejam elas nos ambiente físico ou digital. 

Problemas de comunicação 

Diversos problemas relacionados à comunicação podem contribuir para a queda na produtividade. Além da falta de clareza no repasse de tarefas, questões mais técnicas e estratégicas também podem ser incluídas nesse escopo.

Por exemplo, talvez o e-mail não seja o canal mais adequado, pois questões importantes podem se perder no meio de uma caixa de entrada lotada. Da mesma forma, problemas com planos de telefonia e de internet ineficientes podem deixar colaboradores indisponíveis e sem ter como executar suas tarefas, o que cria uma barreira no fluxo de atividades.

O que é preciso fazer para resolver?

Para resolver esses obstáculos que causam a baixa produtividade, é preciso agir estrategicamente. Depois de avaliar em profundidade as razões que estão resultando em uma performance insuficiente, é hora de buscar a solução que mais se adequa ao seu contexto. 

Algumas saídas inteligentes, são:

Determinar metas claras

As metas conferem propósito à rotina de trabalho, pois os colaboradores entendem a importância de suas atividades e de cumprir prazos, dando às suas responsabilidades a atenção que elas merecem. Por consequência, eles também ficarão mais motivados.

Defina metas e objetivos claros e que sejam mensuráveis, monitorando tudo em tempo integral e mantendo a empresa sempre atualizada quanto a essas informações.

Melhorar a comunicação interna

Invista nos canais de comunicação certos para que as metas definidas possam ser repassadas com sucesso para as equipes. Além disso, a assertividade dessa estratégia também permitirá que os colegas troquem conhecimento e desenvolvam novas ideias, o que é muito positivo para o negócio.

Automatizar tarefas

A tecnologia está evoluindo rapidamente e proporcionando diversas soluções que contribuem para uma gestão mais eficaz do tempo. Sendo assim, identifique processos repetitivos e que exigem muito da sua equipe. Um software pode ser aquilo que sua equipe está precisando para se organizar e gastar menos tempo com tarefas manuais, focando na estratégia ou na parte criativa.

Terceirizar atividades

Conforme as empresas vão crescendo e os departamentos vão ficando complexos, fica difícil para a gestão dar atenção a tudo sem deixar de focar no core business. Nesse ponto, a terceirização de serviços é uma alternativa que garante performance e redução de custos.

É possível terceirizar profissionais ou departamentos inteiros, como o de TI ou Marketing. A gestão também pode ficar a cargo de outra empresa, como é o caso de organizações que atuam como parceiras, fazendo a gestão de telecom ou de RH, por exemplo. 

Basta identificar as vulnerabilidades do negócio e avaliar os benefícios que cada uma dessas possibilidades pode trazer para ele.